maio 15, 2008

PREFÁCIO pelo Prof. Doutor PAULO BORGES

    "Este livro é uma alegoria-roteiro de uma viagem possível na demanda e descoberta de quem somos. Não é assim menos do que um convite a essa aventura que move desde tempos imemoriais o mais íntimo do espírito humano e de onde resulta o melhor que nos oferecem as tradições e sabedorias planetárias, a religião, a arte, a filosofia e a ciência. Um convite à única aventura que pode dar sentido pleno à vida e sem a qual esta se arrisca a degradar-se em mera sobrevivência, conflito e distracção, diversas formas de passarmos ao lado de nós mesmos, inconscientes das possibilidades superiores que se nos oferecem pelo simples facto de estarmos vivos.

Esta aventura é algo a que a autora, pela sugestão de percurso que aqui nos oferece, mostra já de há muito haver correspondido, conhecendo bem as divisões, níveis e caminhos desta casa pluridimensional e aberta do ser e consciência que somos. Este livro é assim também o fio de Ariadne de que nos fala, permitindo-nos uma orientação na busca de explorar e iluminar as dimensões mais recônditas de nós mesmos.
No tecer desse fio entrecruza-se a experiência pessoal da autora, entretecida com a que lhe provém de sabedorias e saberes vários, antigos e modernos, com destaque para várias correntes da psicologia contemporânea. Fascina a clareza e a criatividade imaginativa com que traduz tudo isso num conto apto a ser lido por pessoas de várias gerações e formações culturais, com o prazer e facilidade de quem lê a mais proveitosa e exemplar das histórias: a nossa própria história.

Por todos estes motivos estamos perante uma obra cuja importância é simultaneamente intemporal, pois versa sobre isso mesmo que desde sempre cada homem, consciente ou inconscientemente, busca – saber quem é - , e actual, pois corresponde à marcada acentuação, nos nossos tempos de crise e incerteza, da necessidade de um conhecimento experimental da nossa interioridade. Com efeito, parece definitivamente frustrada a expectativa de que a felicidade, que todos os seres naturalmente buscam, possa provir do mero progresso material, científico e tecnológico, sem que isso se acompanhe duma simultânea e mais empenhada busca do conhecimento de si por si mesmo.

Esta obra de Carminda Hipólito Proença é assim um serviço prestado a todos nós e à causa maior da evolução da consciência. Por ela, o nosso sincero “Bem haja !”.

Paulo Borges

Professor de Filosofia na Universidade Clássica de Lisboa. Dedica-se ao estudo comparado das religiões e espiritualidades e ao diálogo inter-religioso. Presidente da União Budista Portuguesa e da Associação Agostinho da Silva. Autor de obras publicadas em vários países (www.pauloborges.net)

LANÇAMENTO BULHOSA em 5.6.08 pelo Prof. Doutor VICTOR RODRIGUES

Presidente da ALUBRAT e da EUROTAS (Europian Transpersonal Association):
"...este livro elucida de uma maneira extremamente ambiciosa mas muito conseguida todo um percurso pelos diferentes níveis do ser humano... fala das aventuras de descoberta de cada um de nós, de cada ser humano, que se podem viver quando nos alargamos para além dos limites habituais da nossa identidade... e a maneira extremamente clara como há uma elucidação dos níveis de ser que nós podemos encontrar...dos níveis inconscientes mais ou menos profundos, as caves, e os níveis inconscientes dos andares superiores, da transcendência face à nossa identidade até mesmo como seres humanos... uma identidade cósmica... fala de um estado da humanidade não actual mas futuro... isto aponta também para uma experiência mística... quando numa busca de transcendência o ser humano vai para além dos domínios ditos psíquicos"

BEM VIND@ A ESTE BLOG.

Ele é também seu, Heróis que Todos Nós somos na caminhada da Vida...
Aguardo a sua participação, comentários, opiniões e relatos :)
Neste blog podemos conversar sobre o livro "Aventuras de Ego de Todos Nós no Misterioso Reino da Consciolândia" e todos os temas nele abordados ou com eles relacionados, tais como o processo de auto conhecimento psicológico e espiritual na busca do que é "ser humano".
Essa viagem interior e oculta é aqui apresentada alegoricamente de forma divertida e acessível ao publico em geral como a estória das aventuras do Herói Ego de Todos Nós.
Ele viaja por dentro de Simesmo e ao encontrar-se com as forças que o habitam aprende a conhecê-las uma a uma podendo conquistar a sua identidade de Ser Humano completo, consciente de que é corpo, psique, alma e espírito.
Ao escrever este livro baseei-me na teoria do Processo de Individuação de Carl Gustav Jung, na minha experiência profissional enquanto formadora e terapeuta e no meu próprio percurso pessoal.
A leitura deste livro dirige-se a pessoas de várias gerações e formações culturais interessadas num processo de auto conhecimento e de desenvolvimento enquanto seres humanos.
Tem também especial interesse numa perspectiva transpessoal do estudo da consciência e dos caminhos da espiritualidade, bem como para professores, alunos e profissionais das áreas da psicologia, da educação, da filosofia e da espiritualidade.