Mostrar mensagens com a etiqueta Poemas de Carminda H Proença. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Poemas de Carminda H Proença. Mostrar todas as mensagens

agosto 29, 2017

Oração

Abro-me ao portal do Amor Divino que Jesus, Cristo Ressuscitado, abriu para nós, como O Caminho de Luz que encontro no meu coração.

- Eu Sou o Caminho, a Verdade e a Vida - disse.


E sinto... em todo o meu ser...

No meu corpo Sua Presença Viva É vitalidade.
Na minha alma 
Sua Presença Viva É alegria.
No meu rosto Sua Presença Viva É sorriso.
No meu coração Sua Presença Viva É vibração de Amor.
Na minha mente Sua Presença Viva é gratidão, confiança e entrega.

Em todo o meu ser Sua Presença Viva é Harmonia, é cura.
Presença Luz de um Amor Maior
que brilha em mim e em tudo o que me rodeia:
o Um, o Eu Sou, o TAO.

Clarity

fevereiro 03, 2017

Um altar de culto?


Poema "Pedra Alta" que recebi  em dia de Sol brilhante na praia de SESIMBRA, sentada na pedra conhecida por esse nome porque é sempre banhada pelas marés mas nunca coberta pela areia. Só muito mais tarde vim a saber que tinha aparecido em tempos a cruz do Senhor Jesus que ficou então a ser Padroeiro de Sesimbra com o nome de Senhor Jesus das Chagas. 
Ver a história aqui.
Segundo Ruy Ventura, esta rocha pode ter sido usada em tempos antigos como um altar de culto.

“P E D R A  A L T A”


Na praia
sentada na Pedra Alta
perguntei ao meu corpo:
"o que é que em mim é Terra?"

...Senti meu peso
na dureza da rocha fria
e minha própria solidez
ao tocá-la...

"O que é que em mim é Água?"
O barulho exaltado
duma emoção ondulada
a quietude tranquila
dum silencioso marulhar,
no interior de mim senti...

"O que é que em mim é Ar?"
Por cima da minha cabeça
vi meu pensamento partir,
turbilhar...
Senti na brisa leve e fresca
longínquas mensagens
acariciando minha pele
em íntimo diálogo...

Finalmente perguntei
ao meu corpo
(ansiosa por senti-lo):

"O que é que em mim é Fogo?"
Um suave incêndio
de pronto flamejou
e ao calor do sol
numa tocha ardente
toda me tornei...


"De onde vem tanta força?
Tanto poder?" Perguntei.

Por trás das pálpebras cerradas
tudo, de repente, se ilumina!
E do centro de mim
-cadinho alquímico-
é meu coração
quem responde...

"Da substância prima
do solvente Universal
do Caos que tudo cria...
...o Amor..."

                            sesimbra
                21 de julho de 1993

outubro 01, 2013

Preces antes de adormecer e ao acordar

 " Eu sou....(nome ou qualidade do teu âmago como por ex Maria ou Luz ... ) ...... e todo o meu ser está repleto do Divino Puro Amor "  
" O Poder da Vontade e do Amor de Deus habita em mim e me protege"
 
Vais ver como dormes bem e o teu dia é lindo !


abril 07, 2013

Primavera em Sesimbra


"O lugar onde se não morre" António Telmo


De ti meu Sol
caem pérolas líquidas
sobre minha terra sequiosa

Teu beijo
acaricia a minha testa
Teu fogo
enche o meu coração

Sereno e doce abandono
abre o meu corpo
em amorosa entrega

E viva sou
por ti eternamente fecundada
em ti eternamente renascida.

Sesimbra, 4 de Abril 2013
Carminda H. Proença

março 26, 2013

 Anjo de Portugal


Almas velhas clamam:
- Luz do Espírito, Presença Viva, vem!
Acorda os corações.
Ilumina os caminhos.
Incendeia as vontades.

Alma Lusa, olha e vê:
- O Anjo de Portugal está aqui.
É chegada a hora do renascer no Amor Maior. 


Sesimbra, 26 de Março de 2013, 2h
Carminda Proença 


setembro 28, 2012

Um Fio de Meada


Num colóquio sobre Sincronicidade e Carl Jung na Faculdade de Letras em Lisboa, organizado pela ALUBRAT (Associação Luso Brasileira de Transpessoal) encontrei-me na mesa dos palestrantes entre Dalila Pereira da Costa e Carlos H. C. Silva. Ambos me tocaram pela presença e pelas palavras, também as que me dirigiram pela minha intervenção,  encorajadoras que foram na confirmação do caminho.
A leitura de obras da Dalila P. da Costa  foi para mim muito inspiradora, em especial pela forma como transmite a abertura e o deslumbre na união com o Amor Maior.
Mais tarde, no meu encontro com a Filosofia Portuguesa que se deu em Sesimbra através do grupo de amigos de Agostinho da Silva, conheci Paulo Borges, António Telmo e foi então que  retomei o contacto com Dalila. Dos três recebi inspiração, encorajamento e apreciação quando me aventurei no Reino da Consciolândia para escrever As Aventuras de Ego de Todos Nós.
Com profundo respeito e gratidão dedico a Dalila Pereira da Costa, Mulher fecunda em Graças, na saudade de uma partida que O não É, o poema Mulher Mátria e um Sonho Luz tido na madrugada da

junho 09, 2011

O R A Ç Ã O


Então a única coisa que eu tenho que fazer é oferecer-me à Tua Graça / Merçê / Vontade, como um elo que n’Ela me descubro, de uma imensa Realidade transbordante de Amor?

E, pela Tua Graça, crescer/expandir-me na

ALMA NOSSA


Meu irmão
na alegria da tua presença
permanente
não há lugar para a saudade...

Minha amiga
no calor do teu regaço
aconchegante
não há lugar para a solidão...

Meu Amado
na Manifestação
da Tua Presença iluminante,
dá-nos a Graça do receber e do dar.

Terna felicidade
Este irradiante bailado de alma nossa!


carminda proença
13-01-2000

ESSE ESTADO AMOROSO DE SER



Esse estado amoroso de Ser
Criador e Criatura

De ser voz
de ser pedra
de ser nada...

De ser uma só contigo,
de sermos os dois, um  só Outro.

Esse estado amoroso de Ser...

Esse estado de, amorosamente,
Viver!


carminda proença
Oeiras, 23 de Junho de 1996

SOLTA-TE!



Solta-te!
Solta-te e voa, leve, num bailado sem peso,
de alegria esvoaçante,
minha alma, meu ser…
Solta-te e voa!
Entrega-te sem receio algum,
Ousada e submissa…
Banha-te na Fonte que te viu nascer!


carminda proença
10 de Março 2001