agosto 13, 2018

O nosso olhar muda...

O nosso olhar muda quando vemos em tudo para onde olhamos a vida viva: olho para uma cadeira de madeira e vejo as mãos que a fabricaram, as árvores que a madeira ofereceram e quem as árvores plantou, a água que as regou, a terra que as alimentou e quem tudo isso criou….
Nessa origem comum sinto a harmonia de todas as coisas, a essência de tudo e todos e, no coração do meu ser, assim reconheço a Presença Viva do Amor Maior que aí ressoa e brilha, como em tudo por Ele criado.


carminda h proença
em "Sesimbra, o lugar onde se não morre...” como diz Agostinho da Silva.

13.08.2018

junho 29, 2018

EVOLUÇÃO

Sem a consciência de Ti quem sou eu ? Saio da sombra banhando-me na Luz do Meu Amado...


abril 05, 2018

Alquimia da Fé

O Fogo do Espírito - fonte de toda a Criação - habita e aquece os nossos corações. Quando a consciência a Ele, atenta, se abre, sentimos o seu amoroso calor inundar e vitalizar o nosso corpo, acender a Luz da nossa essência anímica, a nossa alma, iluminar a visão interna da Sua Presença, e acreditamos no poder d'O Amor Maior. 
Ele nos une, une toda a Criação e nessa Consciência manifestamos a Fraternidade e a Harmonia de Ser.

Jesus mostra-nos assim o caminho que nos abre ao poder do Espírito. Através do pão e do vinho consagrados revela que podemos incorporá-l’O no nosso próprio corpo e sangue, na nossa própria matéria criada, e assim também comungarmos do Seu Corpo Luminoso, comunhão que nos levará a manifestarmos a Presença desse Amor Fraterno no mundo.

Carminda H. Proença
Páscoa de 2018


fevereiro 05, 2018

BEM VIND@ A ESTE BLOG.

Ele é também seu, Heróis que Todos Nós somos na caminhada da Vida...

Aguardo a sua participação, comentários, opiniões e relatos :)
Neste blog podemos conversar sobre o livro "Aventuras de Ego de Todos Nós no Misterioso Reino da Consciolândia" e todos os temas nele abordados ou com eles relacionados, tais como o processo de auto conhecimento psicológico e espiritual na busca do que é "ser humano".
Essa viagem interior e oculta é aqui apresentada alegoricamente de forma divertida e acessível ao publico em geral como a estória das aventuras do Herói Ego de Todos Nós.
Ele viaja por dentro de Simesmo e ao encontrar-se com as forças que o habitam aprende a conhecê-las uma a uma podendo conquistar a sua identidade de Ser Humano completo, consciente de que é corpo, psique, alma e espírito.
Ao escrever este livro baseei-me na teoria do Processo de Individuação de Carl Gustav Jung, na minha experiência profissional enquanto formadora e terapeuta e no meu próprio percurso pessoal.
A leitura deste livro dirige-se a pessoas de várias gerações e formações culturais interessadas num processo de auto conhecimento e de desenvolvimento enquanto seres humanos.
Tem também especial interesse numa perspectiva transpessoal do estudo da consciência e dos caminhos da espiritualidade, bem como para professores, alunos e profissionais das áreas da psicologia, da educação, da filosofia e da espiritualidade.

janeiro 09, 2018

A Árvore da Vida, por Terrence Malick


 A Árvore da Vida por Terrence Malick, não é um filme fácil de ver, não é um filme fácil de entender. 
Tal como o processo de ser..
É um filme que nos reflete como um espelho, um espelho revelador. Duro, ao confrontar-nos magistralmente com os arquétipos do nosso inconsciente coletivo, com a (para nós aparente) conflitualidade das forças mais básicas que nos habitam, desde as forças materializadas da natureza, até à interior ânsia (nem sempre consciente) da alma, buscando a graça da guia para o encontro da completude na luz do espírito. Essa luz que sempre brilha nas belíssimas imagens acompanhadas pelas cores alquimicas do vermelho e do preto.
Enquanto o vi, sempre me veio ao pensamento que poderia ter como subtítulo A Alquimia da Vida. É de fato essa Alquimia Interior, essa viagem na busca de quem somos, que pela primeira vez encontrei refletida de forma tão bela no fluir de um filme: deste extraordinário filme. 
Remeteu-me para este livro que escrevi, uma alegoria da busca de ser no "Reino da Consciolandia", ao fazer-me lembrar o "Sr Al Quimista da 2ª cave".... bem como todos os outros habitantes dos "Edifícios de Ser" onde vivem as famílias dos "Todos Nós"...

Aconselho vivamente este filme, bem como a consulta do único e excelente comentário sobre ele que vale a pena ler (todos os outros que vi revelam uma total incapacidade de compreensão desta obra; quase diria desta "opus"). Aqui deixo ao autor ou autora desse blog Pensar a Realidade, o meu apreço, admiração e agradecimento tanto pelo seu texto que tão bem nos conduz a uma mais vasta e profunda compreensão do filme, como pela generosidade da sua partilha.