Poema "Pedra Alta" que recebi em dia de Sol brilhante na praia de SESIMBRA, sentada na pedra conhecida por esse nome porque é sempre banhada pelas marés mas nunca coberta pela areia. Só muito mais tarde vim a saber que tinha aparecido em tempos a cruz do Senhor Jesus que ficou então a ser Padroeiro de Sesimbra com o nome de Senhor Jesus das Chagas.
Ver a história aqui.
Segundo Ruy Ventura, esta rocha pode ter sido usada em tempos antigos como um altar de culto.
“P E D R A A L T A”
Na praia
sentada na Pedra Alta
perguntei ao meu corpo:
"o que é que em mim é Terra?"
...Senti meu peso
na dureza da rocha fria
e minha própria solidez
ao tocá-la...
"O que é que em mim é Água?"
O barulho exaltado
duma emoção ondulada
a quietude tranquila
dum silencioso marulhar,
no interior de mim senti...
"O que é que em mim é Ar?"
Por cima da minha cabeça
vi meu pensamento partir,
turbilhar...
Senti na brisa leve e fresca
longínquas mensagens
acariciando minha pele
em íntimo diálogo...
Finalmente perguntei
ao meu corpo
(ansiosa por senti-lo):
"O que é que em mim é Fogo?"
Um suave incêndio
de pronto flamejou
e ao calor do sol
numa tocha ardente
toda me tornei...
"De onde vem tanta força?
Tanto poder?" Perguntei.
Por trás das pálpebras cerradas
tudo, de repente, se ilumina!
E do centro de mim
-cadinho alquímico-
é meu coração
quem responde...
"Da substância prima
do solvente Universal
do Caos que tudo cria...
...o Amor..."
sesimbra
21 de julho de 1993
Sem comentários:
Enviar um comentário