A anestesia emocional está a tornar-se cada vez mais uma alternativa quando não um resultado da depressão também ela cada vez mais generalizada e destrutiva.
E todos esses estados - como aliás a revolta e a agressão violenta - me parecem ser consequência do egoísmo e da ganância ou seja do afastamento dos valores da verdadeira Humanidade, estado de ser do qual estamos a afastar-nos levados na corrente do desbravado consumismo concorrencial fomentado, através dos cada vez mais poderosos meios de comunicação, pelas poderosas corporações que dominam o mundo e o manipulam em seu proveito reforçando o seu poder ao manter os povos como seus mais ou menos abonados escravos.
Enquanto houver offshores ou afins, tais poderes não poderão ser regulados de forma mais equilibrada e pacífica pelas (ilusoriamente) chamadas instituições democráticas ou humanitárias, começando pela própria ONU
O medo e a insegurança são também reacções naturais e que nos levam a defender-nos e a procurar protecção e segurança; mas não devem sobrepor-se aos valores maiores, não devem - e não podem - sobrepor-se á maior força que nos liga como uma só humanidade: o Amor.
Assim, outra alternativa vem ganhando visibilidade: a busca interna dessa essência verdadeiramente Humana, enquanto imbuída da Presença d' O Amor Maior irradiante, referência e promessa de todas as vias de busca espiritual.
Que na busca dessa harmonia de ser, possamos desejavelmente contribuir para que a mudança de paradigma se realize (por oposição ao total confronto apocalíptico) em crescente cooperação, fraternidade e paz.